quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cathedral model vs Bazaar model

No seguimento das aulas de Comunicação Digital, foi-nos proposto a realização de um trabalho na plataforma Mindomo, este site consiste na elaboração de mapas conceptuais, basicamente é um recurso esquemático através do qual se faz a síntese e os levantamentos dos aspectos mais importantes de um texto (comparado a um resumo).

Após a leitura do texto The Ignorance of Crowds, de Nicholas G.Carr, elaborámos o nosso mapa conceptual, que iremos de seguida apresentar bem como desenvolver as respectivas ideias.

O texto dá-nos a conhecer a tese de Eric Raymond, intitulada de The Cathedral and the Bazaar. Eric Raymond apresenta-nos um paradigma entre os dois modelos de elaboração de um software.

Neste video, Eric Raymond explica, brevemente a sua tese.


O nosso modelo conceptual:




Passemos agora às explicações do modelo Bazar: este modelo está sobretudo ligado às open source, ou seja aquele tipo de programa que tem o código aberto a todas as pessoas, sendo que estas podem adaptar, melhorar e distribuir o software da maneira que lhes der mais jeito e mais gostarem, contudo, têm sempre de fazer referência ao original bem como ao seu criador. Para ser mais fácil de perceber, demos o exemplo das três principais open source:

Linux é um sistema operativo criado por Linus Torvalds, a equipa que esteve na criação deste sistema operativo consistia sobretudo em gente jovem, incluindo o Eric Raymond, pois Linus acredita que trabalhar em equipa, e sobretudo sendo jovem, é bastante positivo para o resultado do programa, é certo que não é tão utilizado como o Microsoft mas, cada vez mais pessoas o utilizam.

Firefox, inicialmente era uma empresa de pesquisa a Netscape (modelo catedral) contudo, deparando-se com as dificuldades e a concorrência face ao Internet Explorer (Microsoft) e com o impacto da tese de Eric Raymond resolveram tornar-se numa open source, o resultado disso foi a criação do Mozilla, a base do browser Firefox.

Wikipeda, consiste num site onde qualquer pessoa pode adicionar um entrada explicando um determinado assunto, sendo que pode também modificar e corrigir outras entradas postas por outras pessoas.



Como podemos verificar no mapa conceptual as principais caracteristicas do modelo bazaar são:

-> Peer production (várias pessoas envolvidas na criação do projecto)
-> Muita informação
-> Não tem custos para os utilizadores (download livre)
-> Pouco cotrolo do software por parte do criador
-> Personalização total, ao gosto de cada utilizador

As desvantagens, por sua vez, consistem:

-> Maior desorganização
-> Excesso de informação
-> Dificuldade em chegar a um concenso para obter o programa final




No lado oposto, temos o modelo catedral: está ligado às colsed source (software proprietário) no qual os utilizadores não têm a possibilidade de interferir, nem modificar nem adaptar a seu gosto. Consistem em softwares muito elaborados e perfeccionistas desenvolvidos apenas por uma ou duas pessoas. Os três exemplos, que sugerimos foram:

Microsoft (por oposição ao Linux)
Real Player, reprodutor de música
Adobe Photoshop, programa para o tratamento e melhoramento de imagens



As vantagens deste modelo são:

-> Solidez do programa
-> Inspirador de confiança (não tem erros)
-> Mais seguro
-> Melhor organização
-> Lucro para o seu criador
-> Total controlo do software

As desvantagens das closed source:

-> O facto de ser feito por uma ou duas pessoas faz com q haja poucos pontos de vista e pouca informação



Concluimos, que existe uma interligação entre os modelos e que um não exite sem o outro, o modelo bazar serve sobretudo para inovar um software proprietário, por exemplo, inicialmente temos um software proprietário, contudo, com o desenvolvimento do mercado vão surgindo softwares semelhantes e concorrentes ao nosso, para isso é necessário abrir o código fonte do nosso software aos utilizadores, para que estes possam aceder a ele gratuitamente, bem como, modificá-lo como bem entenderem.

2 comentários:

Rafa disse...

Cuidado quando citar projetos fechados como sendo do modelo catedral, esses projetos não são de codigo aberto logo nao se enquadrao ao modelo.

Anibal Marques disse...

Se o Ruindows utiliza o modelo Cathedral, essa lista:
-> Solidez do programa
-> Inspirador de confiança (não tem erros)
-> Mais seguro
-> Melhor organização
-> Lucro para o seu criador
-> Total controlo do software

não está correta pois, contradizendo-a, segue concomitante:
-> BSD - Blue Screen of Death
-> Cheio de bugs, não há como confiar em um programa que carrega um erro de 14 anos.
-> Não existiria vírus, como não existe para o Linux
-> Já tentou entender o regedit? É o cerne do sistema e é completamente desorganizado e inseguro.
-> Até que tenhamos usuários dispostos para pagar.
-> Se tivesse controle não haveriam tantos erros.

Espero ter colaborado.